Instituto Pensar - Operação da PF contra corrupção faz busca contra Ricardo Salles

Operação da PF contra corrupção faz busca contra Ricardo Salles

por: Mariane Del Rei 


Ricardo Salles é alvo de Operação da PF que apura

Polícia Federal (PF) realiza buscas contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da pasta. O prédio do Ministério em Brasília é um dos alvos.

A operação apura crimes contra a administração pública (corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e, especialmente, facilitação de contrabando) praticados por agentes públicos e empresários do ramo madeireiro.

Operação da PF foi autorizada por Moraes

Batizada de Akuandaba, a operação foi deflagrada por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo a PF, são 35 mandados de busca e apreensão em cumprimento no Distrito Federal, em São Paulo e no Pará.

As investigações foram iniciadas em janeiro a partir de informações obtidas junto a autoridades estrangeiras apontando possível desvio de conduta de servidores no processo de exportação de madeira.

O nome escolhido para batizar a ação é de uma divindade da mitologia do povo indígena Araras, que habitam o estado do Pará. Segundo a lenda, se alguém cometesse algum excesso, contrariando as normas, a divindade fazia soar uma pequena flauta, restabelecendo a ordem.

Leia também: Oposição protocola pedido de CPI para investigar Ricardo Salles

Molon comenta operação da PF

O líder da Oposição na Câmara dos Deputados, Alessandro Molon (PSB-RJ), comentou nas redes sociais a operação da PF contra Ricardo Salles. "Figura carimbada nos escândalos de madeira ilegal, o ministro do Meio Ambiente precisa ser investigado?, comentou.

Presidente do Ibama foi afastado

Moraes também determinou o afastamento imediato do presidente do Ibama, Eduardo Bim. Além dele, outros nove servidores do Ibama e do Ministério do Meio Ambiente foram afastados. Também foi suspensa a eficácia de um decreto de 2020 do Ibama.

Salles teve a casa em São Paulo e o gabinete funcional em Brasília, além de um gabinete montando pela pasta no Pará, vasculhados pela PF. O ministro do STF também pediu a quebra de sigilos bancário e fiscal do ministro do Meio Ambiente e dos servidores do Ibama.

No mês passado, o delegado da PF Alexandre Saraiva denunciou Salles por atuar a favor de empresários suspeitos de praticarem o desmatamento ilegal. Após a ofensiva contra Salles, ele foi afastado do comando da Superintendência da Polícia Federal. Não está claro se a operação desta quarta-feira está ligada a essa ação.

Com informações do Valor Econômico



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: